FIA reforça testes de estresse para asas flexíveis na temporada 2025 da Fórmula 1
A FIA quer evitar uma nova polêmica sobre asas flexíveis antes da temporada de 2025 e planeja introduzir gradualmente testes de estresse mais rigorosos.
Com o objetivo de evitar novas polêmicas sobre asas flexíveis na Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) planeja introduzir gradualmente testes de estresse mais rigorosos antes da temporada de 2025. A partir do início da temporada na Austrália, a FIA expandirá os testes de flexão estática para as asas traseiras e aplicará testes adicionais para as asas dianteiras a partir do Grande Prêmio da Espanha, no início de junho.

Medidas Rigorosas para 2025
A flexibilidade permitida das asas dianteiras será reduzida de 15 para 10 milímetros. Segundo a FIA, “aumentaremos o escopo dos testes da asa traseira a partir do início da temporada de 2025 e introduziremos testes adicionais da asa dianteira a partir do GP da Espanha”. Essa abordagem em fases permitirá que as equipes se adaptem sem a necessidade de aposentar desnecessariamente os componentes existentes.
Esses ajustes visam refinar a capacidade da FIA de monitorar e aplicar regras de flexibilidade da carroceria, garantindo um campo de jogo nivelado e promovendo corridas justas e emocionantes.
Importância das Asas Flexíveis
As asas flexíveis se tornaram um tema delicado sob os novos regulamentos, já que é extremamente difícil para as equipes com a geração atual de carros equilibrar bem o desempenho entre curvas rápidas e lentas. As asas, que se dobram sob cargas aerodinâmicas e alteram suas propriedades, são uma ferramenta importante para encontrar compromissos na configuração e expandir a janela operacional de um carro.
A McLaren, em especial, é considerada uma das equipes que melhor utilizou esse conceito em seu carro campeão mundial, o MCL38. No entanto, o bom desempenho levantou suspeitas entre outras equipes. A Ferrari, por exemplo, questionou na fase final da temporada se a flexibilidade de algumas equipes ainda estava dentro dos limites permitidos. Embora a McLaren tenha sido obrigada a fazer alguns ajustes na asa traseira, a FIA não interveio tanto quanto a Ferrari esperava.
Expectativas para a Temporada 2025
A introdução de testes mais rigorosos pela FIA visa evitar novas discussões e garantir que todos os participantes estejam competindo em condições justas. “Estamos convencidos de que a FIA diria não, mas eles permitiram,” disse o chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, na época, expressando sua frustração com a situação.
Resta saber se as novas medidas serão suficientes para evitar controvérsias na temporada 2025 de Fórmula 1. As equipes terão que se adaptar às novas regras e ajustar suas estratégias para garantir o melhor desempenho possível dentro dos regulamentos.