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Como são os testes dos novos pneus da Pirelli para 2026 sem novos carros

A Pirelli enfrenta a difícil tarefa de desenvolver novos pneus para os carros da Fórmula 1 de 2026 sem ter modelos dos novos veículos.

A Pirelli enfrenta o desafio de desenvolver pneus para os carros da Fórmula 1 de 2026 sem ter modelos dos novos veículos. A fabricante italiana realizou testes com compostos mais duros esta semana com a Ferrari e a McLaren. Lewis Hamilton participou dos testes ao lado de Charles Leclerc, Lando Norris e Oscar Piastri.

A Pirelli destacou em sua declaração à imprensa que os tempos de volta em Barcelona não têm relevância, pois dependiam, principalmente, do programa estabelecido para cada piloto em acordo com a fabricante.

Hamilton, no entanto, pode ter se beneficiado de mais tempo no carro da Ferrari de 2024 para se familiarizar com procedimentos, volante ou motor, mas o maior beneficiado foi para a própria Pirelli. O fabricante de pneus precisa testar e produzir pneus mais estreitos – 25 milímetros na frente e 30 milímetros atrás – e com menor diâmetro (de 720 milímetros para 705 a 710 milímetros na frente e atrás), que serão usados em novos conceitos de veículos no próximo ano.

Lewis Hamilton participa de teste da Pirelli com a Ferrari.
Lewis Hamilton participa de teste da Pirelli com a Ferrari.

A dificuldade para a Pirelli é que não há carros representativos para testar seus novos compostos, já que os novos carros de 2026 terão resistência ao ar significativamente menor e menos downforce gerado pelo assoalho e difusor. Os planos originais de reduzir o downforce total em 40% foram atenuados para cerca de 15% devido a preocupações com tempos de volta mais lentos, o que deve manter os tempos em níveis de desempenho mais próximos dos atuais.

A Pirelli está usando “carros-mula”, veículos de 2022 a 2024 com asas ajustadas, para coletar dados sobre os novos compostos. Ferrari e McLaren realizaram testes com veículos mais recentes, que tinham asas mais baixas e planos principais planos.

Mario Isola, chefe de esportes a motor da Pirelli, destaca a importância de simulações regulares das equipes para ajustar a construção dos pneus. A redução do downforce e a forma como ele é gerado influenciarão significativamente as cargas dos pneus de 2026.

Para a Pirelli, é crucial orientar a construção interna dos novos pneus na direção certa. Além disso, um novo desafio é o modo X, uma forma de aerodinâmica ativa que altera o ângulo das asas nas retas para alcançar maiores velocidades.

A Pirelli já enfrentou desafios similares em 2017 e 2022, ao desenvolver pneus para novos carros. Embora a situação atual seja semelhante, Isola acredita que a experiência anterior ajudará a superar os desafios para 2026.

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