McLaren MCL39: Primeiro Shakedown Antes da Temporada 2025 da Fórmula 1
Preparando-se para a defesa do título, a McLaren colocou o MCL39 na pista pela primeira vez em Silverstone.
A McLaren deu aos fãs um vislumbre do futuro ao realizar o primeiro teste do MCL39, o carro que competirá na temporada de 2025 da Fórmula 1. O shakedown ocorreu em Silverstone, palco do Grande Prêmio da Grã-Bretanha, com Lando Norris e Oscar Piastri revezando-se ao volante. O carro, ainda com uma pintura geométrica de camuflagem em tons de papaya e preto, chamou a atenção.

A pintura oficial da temporada 2025 será revelada no evento de lançamento da F1 75 Live, no O2, em 18 de fevereiro, juntamente com as pinturas dos outros nove times.
Após o sucesso de 2024, onde conquistaram o Campeonato de Construtores pela primeira vez em mais de duas décadas, a McLaren mira alto em 2025. A equipe busca defender o título de construtores e levar também o Campeonato de Pilotos, que não vem desde a vitória de Lewis Hamilton, em 2008.
“Hoje é um marco importante na nossa jornada rumo ao título de 2025. É ótimo ver o nosso desafiante ao campeonato, o MCL39, na pista pela primeira vez e celebrar o resultado do trabalho duro da equipe,” disse Zak Brown, CEO da McLaren.
Brown reconheceu que todas as equipes fizeram progressos durante o inverno e que a competição será acirrada em 2025, último ano dos regulamentos de efeito-solo. “Acreditamos que demos mais passos à frente desde o MCL38, campeão do ano passado, mas só saberemos onde estamos na classificação quando chegarmos à qualificação na Austrália”, acrescentou.
Andrea Stella, chefe da equipe, compartilhou o entusiasmo de ver o MCL39 na pista em Silverstone. “Embora tenhamos terminado o ano passado como campeões, 2024 mostrou o quão competitiva é a grade, algo que se manterá no campeonato deste ano. Portanto, devemos nos manter focados para competir na frente neste campo tão disputado. Será um ano emocionante, mas incrivelmente desafiador pela frente”, afirmou Stella.
Norris expressou sua empolgação em pilotar o MCL39 pela primeira vez e ver o que ele pode fazer na pista, antes dos testes de pré-temporada no Bahrein. “A pintura de camuflagem é divertida e é ótimo poder mostrar algo diferente antes da nossa revelação completa da pintura no lançamento oficial da F1 75”, disse Norris.

Piastri também compartilhou seu entusiasmo em pilotar o MCL39 pela primeira vez. “Tenho trabalhado duro na pré-temporada para garantir que estou pronto para a temporada que se aproxima. As margens no topo provavelmente serão incrivelmente apertadas, mas estou animado com o espaço para crescimento após duas temporadas no esporte”, comentou Piastri.
Veja datas dos lançamentos e pré-temporada da F1 2025
Os dias de filmagem permitem que as equipes rodem seus carros na pista por um máximo de 200km para capturar conteúdo para uso em materiais promocionais ao longo da temporada. Muitas vezes, as equipes os utilizam no início do ano para também resolver quaisquer problemas que possam surgir no carro, já que esta é a primeira vez que ele é montado e rodado.