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Christian Horner responde após admissão de dificuldades da Honda

O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, está convencido de que a Honda produzirá um motor “competitivo” para sua nova parceira Aston Martin na temporada de F1 de 2026.

Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation, admitiu a alguns meios de comunicação, que a fabricante japonesa está “enfrentando dificuldades” com as exigências das novas regras de motor.

Christian Horner minimiza preocupações com o motor Honda para F1 2026

A temporada de F1 de 2025 marca o último ano da bem-sucedida parceria da Honda com a Red Bull, com a montadora se unindo à rival Aston Martin para a nova era da F1 em 2026.

As novas regras para a F1 de 2026 estão entre as maiores mudanças da história do esporte, com alterações abrangentes no chassi e motores, incluindo a transição para 50% de eletrificação, combustíveis totalmente sustentáveis e aerodinâmica ativa.

Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation.
Koji Watanabe, presidente da Honda Racing Corporation.

Falando à mídia, durante a recente corrida de 24 horas em Daytona, Watanabe expressou preocupações sobre o desenvolvimento do novo motor da Honda, admitindo que “tudo é muito difícil”. Ele disse: “Estamos enfrentando dificuldades. Agora estamos nos esforçando ao máximo para mostrar resultados no próximo ano.

“Tudo é novo. O motor é um novo 355-kW, muito compacto, que precisamos. Também a bateria leve, não é tão fácil de desenvolver. E também o pequeno motor com grande potência. Tudo é muito difícil, mas estamos nos esforçando ao máximo”.

Não está claro se Watanabe, que falava em uma segunda língua, se referia especificamente ao progresso da Honda antes da nova era da F1 ou se fazia um comentário mais geral sobre os desafios das novas regras para os fabricantes de motores da F1.

A Red Bull tem desfrutado de uma parceria produtiva com a Honda desde que as duas se uniram no início de 2019, impulsionando Max Verstappen a quatro campeonatos mundiais consecutivos desde 2021. Apesar de se retirar oficialmente da F1 no final da primeira temporada vitoriosa de Verstappen, a Honda continuou a fornecer suporte técnico à Red Bull nos últimos anos.

Com a Honda mudando para a Aston Martin, a divisão recém-estabelecida de Powertrains da Red Bull se uniu aos gigantes americanos da Ford para desenvolver um novo motor para a temporada de F1 de 2026.

Horner teme que a mudança de posição da Honda na F1 possa ter comprometido o desenvolvimento de seu novo motor, mas está convencido de que a fabricante ainda produzirá um dos melhores motores para a Aston Martin em 2026. Ele disse ao RN365: “É um grande desafio.

“Desmantelaram seu projeto e depois o reiniciaram novamente. Pode ser que tenham perdido um pouco de tempo com isso.

“Mas são uma empresa muito capaz e têm grande força.

“Tenho certeza de que terão uma unidade de potência competitiva em 2026”. Em uma entrevista exclusiva ao PlanetF1.com no Grande Prêmio de Abu Dhabi do ano passado, Horner descreveu o programa de unidade de potência da Red Bull para 2026 como “o maior desafio” que a equipe enfrentou desde que chegou à F1 em 2005.

Ele disse: “2026 será um reinício completo, e construir sua própria unidade de potência, há quatro anos, tínhamos uma folha de papel em branco.

“Em quatro anos, construímos uma fábrica e desenvolvemos um motor, mas estamos enfrentando 75 anos de experiência com a Ferrari e 30 anos com a HPP [Mercedes High Performance Powertrains], então não temos ilusões.

“A montanha que temos que escalar é imensa, mas com o espírito certo e as pessoas certas e de qualidade que temos na empresa, será possível.

“É de longe o maior desafio que enfrentamos na Fórmula 1.”

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