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F1 2026 poderá se tornar fórmula de motores, segundo Newey

A partir de 2026, a F1 adotará novas regulamentações de chassis e motores, descritas pela antiga equipe de Newey, a Red Bull, como a maior mudança em 50 anos.

Os motores V6 turbo-híbridos serão mantidos, mas sofrerão modificações significativas, incluindo a remoção do sistema de recuperação de energia térmica (MGU-H) e o aumento substancial da potência elétrica, aproximando-se de um equilíbrio 50-50 com o motor de combustão interna.

Para acomodar o peso extra das baterias maiores e atender às demandas de geração de energia durante uma volta de qualificação, mudanças significativas serão feitas no chassis, com novas regras aerodinâmicas que incluem o uso de carroceria ajustável sem o sistema de redução de arrasto convencional.

Essa reformulação, que também incluirá a introdução de combustíveis 100% sustentáveis, é considerada crucial pela FIA para atrair o apoio dos fabricantes. A Audi, por exemplo, chega à F1, e a Honda reverteu sua decisão de sair da categoria e vai se juntar à Aston Martin em 2026.

Adrian Newey apresentação na Aston Martin.

Newey começará na Aston Martin em março e seu foco será o carro de 2026. Em uma entrevista para o Auto Motor und Sport, Newey comentou: “Há grande chance de que seja uma fórmula de motores no início.”

Newey ressaltou que não se lembra de outro momento em que tanto as regulamentações de chassis quanto as de motores mudaram simultaneamente na F1. Ele também mencionou que as regras dos chassis foram escritas para compensar as dos motores, criando uma dimensão extra.

Para Newey, há uma chance de que um fabricante possa se destacar no início e dominar as regulamentações de motores. “Se for pelo lado do motor de combustão, e alguém surgir com um motor dominante, isso pode durar por toda a fórmula. Porque a forma como as regulamentações são escritas, é difícil para quem está atrás alcançar.”

Ele também mencionou que se a vantagem estiver do lado elétrico, haverá maior possibilidade de recuperação para aqueles que ficarem para trás.

O processo de finalização e publicação das novas regulamentações de chassis demorou mais do que as regras iniciais dos motores e ainda está em andamento. As preocupações com o desempenho dos carros, que serão mais estreitos e mais curtos do que a geração atual, com redução significativa de peso, também foram abordadas.

Newey admitiu ter “pouco conhecimento detalhado das novas regulamentações… em termos de chassis, aerodinâmica e dinâmica do veículo” e enfrentará uma “curva de aprendizado rápida” focada nas novas regras, em vez do carro de 2025 da Aston Martin.

“Minha concentração será claramente em ’26”, disse Newey. “Sem dúvida, Lawrence [Stroll, presidente da equipe] vai querer que eu esteja um pouco envolvido no carro de 2025. Se poderei realmente contribuir com algo, não tenho ideia até começar.”

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