Hamilton bate forte o SF23 em teste com a Ferrari
Lewis Hamilton sofreu um acidente em seu segundo teste pela Ferrari em Barcelona, um contratempo para suas preparações para a temporada 2025 da F1.
Após sua primeira saída como piloto da Ferrari em Fiorano na semana passada, as preparações da Scuderia para a F1 2025 se moveram para o Circuito de Barcelona-Catalunya para um segundo teste privado esta semana.
Hamilton dividiu as tarefas de direção com seu companheiro de equipe Charles Leclerc na segunda-feira, mas sofreu um acidente enquanto corria na manhã de terça-feira.
Acredita-se que o sete vezes campeão mundial não tenha se ferido no incidente, mas um longo atraso é esperado antes que Leclerc assuma à tarde.
Relatos das margens da pista afirmam que Hamilton perdeu o controle do carro SF-23 na última curva do circuito do Grande Prêmio da Espanha, que inclui duas curvas de alta velocidade à direita. O setor final do circuito de Barcelona foi restaurado para seu layout original de alta velocidade em 2023, após a remoção de uma chicane adicionada em 2007.
O incidente é estimado para ter ocorrido por volta das 11 horas locais, com Hamilton colidindo forte contra as barreiras.
Acredita-se que o carro tenha sofrido danos sérios na suspensão e nas partes aerodinâmicas com o impacto, e os engenheiros da Ferrari estão avaliando a extensão dos danos após o SF-23 ser retornado ao pit lane por um caminhão de reboque. Reparos são esperados para levar várias horas, atrasando significativamente a corrida de Leclerc à tarde.
A Ferrari está analisando os dados para entender a causa exata do acidente de Hamilton.
Hamilton e Leclerc estão programados para entregar as tarefas de direção ao piloto reserva Antonio Giovinazzi e à estrela júnior Dino Beganovic na quinta-feira.
No entanto, não está claro se a Ferrari repensará seus planos para o último dia do teste à luz do acidente de Hamilton.
A Ferrari deve retornar a Barcelona na próxima semana para um teste de pneus da Pirelli, no qual Hamilton terá uma rara chance de dirigir o carro de 2024 da equipe.
Segundo as regras da F1, apenas carros com mais de dois anos são permitidos nos testes de TPC [Teste de Carros Anteriores] para impedir que as equipes ganhem vantagem competitiva na temporada atual.
No entanto, Hamilton e Leclerc irão dirigir um carro “mula” – uma versão altamente modificada do chassi SF-24 – para auxiliar no desenvolvimento dos novos pneus da Pirelli para a F1 2026.
O carro irá simular os níveis de downforce e performance dos novos carros para 2026, que verão a F1 abraçar 50% de eletrificação, combustíveis totalmente sustentáveis e aerodinâmica ativa.
Hamilton memoravelmente sofreu um acidente em seu teste de estreia pela Mercedes em fevereiro de 2013, colidindo com as barreiras após sofrer uma falha nos freios em Jerez.
A mudança de Hamilton para a Ferrari aos 40 anos é apenas a segunda troca de equipe de sua ilustre carreira, com sua única transferência anterior ocorrendo no final de 2012, quando trocou a McLaren pela Mercedes.
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