DestaqueFÓRMULA 1NOTÍCIAS

McLaren vai lançar o MCL39 ‘muito extremo’ para F1 2025

Chegando à temporada de F1 2025, Ferrari e McLaren são facilmente as favoritas quando se trata do Campeonato de Construtores — mas ambas estão planejando algumas grandes revisões em relação à máquina do ano passado.

Pelos lados da McLaren, um novo relatório surgiu sugerindo que as alterações da equipe sediada em Woking devem ser “muito significativas”.

McLaren apresentará carro MCL39 “muito extremo” para F1 2025

Depois de conquistar o Campeonato Mundial de Construtores em 2024, a McLaren está buscando fazer uma mudança radical na linguagem de design que a levou ao título — e não é a única equipe que busca fazer algo drasticamente diferente.

CEO Mclaren Zak Brown, Andrea Stella, chefe de equipe e o diretor de corrida Randy, refletem sobre temporada F1 2024, onde a Mclaren conquistou o campeonato de construtores após 26 anos.

Em um recente relatório de pré-temporada da F1 da publicação italiana La Gazzetta dello Sport, tanto a McLaren quanto a Ferrari estão buscando introduzir mudanças radicais em suas máquinas de F1 2025, de olho nos regulamentos da F1 2026. Ambas as equipes teriam encontrado semelhanças suficientes entre as regras atuais e as que estão por vir, o que as torna capazes de começar a trabalhar em sua tecnologia futura ainda este ano.

Isso vai de encontro a uma declaração de dezembro do CEO da McLaren Racing, Zak Brown, de que a equipe de Fórmula 1 está planejando assumir um “risco corajoso” com seu carro de F1 2025, o MCL39.

“Vamos entrar no próximo ano com força total”, disse Brown ao Motorsport.com.
“Acho que estamos com uma mentalidade diferente agora em termos de confiança da equipe e da quantidade de bravura que a equipe está preparada para assumir no desenvolvimento do carro do ano que vem.

“A equipe não está [dizendo]: ‘Vamos apenas ajustar um pouco aqui e ali. O carro é muito bom.’

“Temos algumas coisas no carro do ano que vem que são [um] ‘risco corajoso’.”

“Acho que você só chega à frente se tentar vencer todo mundo, ao contrário da mentalidade que tínhamos quando começamos este ano, que era: ‘Vamos ser tão bons quanto eles.’
A mudança de mentalidade agora é: ‘Vamos vencer todo mundo.’”

De acordo com o Gazzetta , o diretor técnico da McLaren, Rob Marshall, declarou que a equipe sediada em Woking pretende começar a trabalhar em alguns conceitos para a temporada de F1 de 2026 — o que pode explicar alguns dos “riscos” mencionados por Brown.

A temporada de F1 2026 trará atualizações significativas na direção técnica da Fórmula 1, tanto para as unidades de potência quanto para os outros elementos de design que envolvem o carro, incluindo suspensão, aerodinâmica e muito mais.

Dizem que o objetivo é começar a trabalhar na aerodinâmica dinâmica e instituir certas mudanças técnicas antes do F1 2026.

Dessa forma, quando o novo conjunto de regras for oficialmente introduzido, a McLaren teoricamente terá uma vantagem sobre a concorrência, conquistada em seu período de testes estendido da F1 2025.

O artigo observa, porém, que muitas equipes estão pensando de forma semelhante — incluindo a Ferrari com seu novo layout de suspensão dianteira pullrod.

A estratégia “extrema” é a correta para equipes como McLaren ou Ferrari, que buscam assumir o papel de força dominante na F1?

Não saberemos até que os carros comecem a ir para a pista nos testes da pré-temporada da F1.

n

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *