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Pilotos ficaram sabendo regras sobre palavrões “pela mídia”

A FIA não consultou a Associação de Pilotos de Grandes Prêmios (GPDA) antes de emitir novas diretrizes e punições para a temporada de 2025.

A FIA, órgão regulador do automobilismo, causou uma enorme polêmica na última temporada quando o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, pediu pela proibição total de palavrões, declarando que a F1 deveria “diferenciar nosso esporte – automobilismo – da música rap”. A ação do presidente foi recebida com indignação por Lewis Hamilton que criticou a linguagem “estereotipada” com “elemento racial”, enquanto a GPDA (Associação de Pilotos de Grande Prêmio) enviou uma carta à entidade apontando que os pilotos são “adultos”.

Apesar da manifestação dos pilotos, Ben Sulayem e a FIA reforçaram a decisão no início deste mês, emitindo novas diretrizes para os comissários antes da temporada de 2025. Entre as novas regras, qualquer “má conduta”, de acordo com o Artigo 12.2.1l, inclui “o uso geral de linguagem (escrita ou verbal), gesto e/ou sinal que seja ofensivo, insultante, grosseiro, rude ou abusivo e que possa razoavelmente ser esperado ou percebido como grosseiro ou rude ou causar ofensa, humilhação ou ser inapropriado”.

F1 Max Verstappen e Mohamed Ben Sulayem
F1 Max Verstappen e Mohamed Ben Sulayem

Na prática, qualquer piloto de F1 que xingar em uma coletiva de imprensa da FIA, como Max Verstappen e Charles Leclerc fizeram no final da última temporada, será multado em €40.000 pela primeira infração. A multa aumentará para €80.000 “mais suspensão de 1 mês” pela segunda infração, enquanto a terceira vem com uma multa de €120.000 “mais suspensão de 1 mês” e “dedução de pontos do campeonato”. Um piloto pode perder um título de campeonato por soltar alguns palavrões.

Além de não discutir isso com os pilotos da F1, segundo Alex Wurz, presidente da GPDA, eles só souberam das novidades quando a FIA divulgou as diretrizes para a mídia. “Não, não houve consulta”, disse o austríaco conforme RacingNews365.

“Lemos isso pela mídia. Pode haver espaço para melhorias para que nós [a FIA e a GPDA] trabalhemos juntos [nessas questões]. Se houver uma comparação com, por exemplo, a NFL na América, eles têm a sindicato dos jogadores da NFL, e eles estão envolvidos no processo. Neste caso, não estamos envolvidos. Não tenho certeza se a FIA envolveu sua própria comissão de pilotos da FIA. Isso é algo que não sei. Vamos torcer para que não tenhamos muitas multas sendo aplicadas.”

Embora Verstappen não tenha comentado publicamente sobre as punições da FIA, a Red Bull, sua equipe na F1, expressou suas opiniões de forma bem-humorada nas redes sociais. Uma postagem na conta oficial da equipe no Threads apresentou uma imagem da sessão de mídia improvisada de Verstappen no paddock do GP de Singapura, após ser punido por dizer “f***se” em uma coletiva de imprensa, com um emoji de um rosto segurando um dedo nos lábios e a legenda: “Se falarmos…”.

Red Bull manda indireta para FIA.

A legenda faz referência a um famoso clipe da internet de José Mourinho, ex-técnico do Chelsea, que viu dois de seus jogadores serem expulsos em uma derrota por 1-0 para o Aston Villa em 2014. No clipe completo, quando perguntado sobre o árbitro, Mourinho diz: “Prefiro realmente não falar. Se eu falar, estou em grandes problemas. Em grandes problemas. E eu não quero estar em grandes problemas.”

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